O EAEC – Erechim Auto Esporte Clube, foi fundado em 24 de setembro de 1964, através de um grupo de amantes do automobilismo e que naquela época já demonstravam suas qualidades no bólido de um automóvel, os fundadores, Fernando Testa, Alivino Tagliari, Nelson G. Mocelin, Waldemar Detoni Jr., Ângelo L. Caleffi, Sidney Guerra, Nilton Campagnolo, Pe. Pedro A. Dallamea, Pe. Tarcisio Utezic, Erico Piana, José Wavruch, José Audir Faggion, Laides Faggion, Arlindo Ferranti, Francisco M. Shimidt, aquilino Dal Bosco, Ilgo Poy, Guilherme Schucmann, Harry Klainubing, Baltazar Sponchiado, Dileto Alegretti, Athos Pires, Altair Massignam, Vitório Zaffari, Waldomiro Risson, Clodoveu Grazziotin, Clóvis V. Pagnoncelli, Danilo Zaffari, Celso Testa e Sr. Ricardi(tico-tico).
Desde então o Clube promoveu o esporte motor em nossa região, com diversas modalidades e com provas de expressão para o automobilismo regional, Nacional e Internacional, foram provas realizadas com carros que marcaram a época.
Em 09 de outubro de 1965, o EAEC realizou a primeira prova automobilística, tratavase de um Quilometro de Arrancada, onde participaram carros como Sinca Chambor, Rally, Presidente e Aero Willis, J.K., D.K.W, Gordini, Volkswagem, Karmann-Ghia Dauphini, somente para pilotos de Erechim.
Desta primeira prova, muitas se seguiram, com realizações de corridas de velocidade e até as 12 horas de Erechim, muitas destas provas realizadas em ruas e avenidas as quais na época não eram ainda pavimentadas.
Desde a fundação em 1964 até hoje, muitos passaram pelo Erechim Auto Esporte Clube, que se fossemos relacionar, iríamos necessitar de muitas folhas, mas podemos dizer que todos os sócios e ex-sócios do Erechim Auto Esporte Clube sempre pensaram no esporte motor como um atrativo para a comunidade e muitas provas foram realizadas, como as acima citadas, posteriormente vieram os Kart’s, onde também temos pilotos que destacaram-se no âmbito Regional e Nacional, jovens e adultos, e que após passarem por esta que consideramos a escola de pilotagem passaram para outras categorias como Fórmulas Turismo, Ford, Chevrolet e outras, tanto aqui como no exterior.
Atualmente o Erechim Rally Brasil, realizado pelo Erechim Auto Esporte Clube – EAEC desde 1998 no norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, tem sido apontado nos últimos anos pela Federação Internacional de Automobilismo – FIA e pela Confederação SulAmericana de Automobilismo – CODASUR como a melhor competição de rally de velocidade da América do Sul.
Fundado em 24 de setembro de 1964, através de um grupo de amantes do automobilismo e que naquela época já demonstravam suas qualidades no bólido de um automóvel
Realizou a primeira prova automobilística, tratava se de um Quilometro de Arrancada, onde participaram carros como Simca Chambord, Aero Willis, J.K., D.K.W, Gordini, Volkswagem, Karmann-Ghia Dauphini, somente para pilotos de Erechim.
Realização do 1º Rally Internacional de Erechim, vencido por Paulo Lemos e Maria Antonieta, com um VW Golf.
A 5ª edição do Rally Internacional de Erechim sediou pela primeira vez a etapa do Campeonato Sulamericano de Rally. Os vencedores foram Carlos Malarczuk e Hugo Thomas.